Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2013

Ainda acreditas na Magia?

 

Querido pai Natal,

 

Este ano, bem... como todos os outros... queria pedir muita paz, muito amor, muita serenidade e muita união. Queria que não houvesse sofrimento, fome ou pobreza. Queria que as pessoas fossem felizes e que vivessem em harmonia...

 

Pois bem, sabem qual é que é o problema dos pedidos de Natal? Mais parecem as argumentações finais das meninas concorrentes ao Miss Mundo. Não me levem a mal, que isto a seu tempo irá fazer sentido. Tal como dizemos às crianças que se devem portar bem e ter boas notas na escola para que o Pai Natal lhes dê uma prenda, os nossos pedidos genéricos, são... bem... uma utopia.

 

Afinal de que vale a pena pedir paz no mundo, se nem somos capazes de a fazer acontecer. Seríamos realmente capazes de a manter? Pois, não me parece plausível. E de que vale pedir a uma criança para ter boas notas se ela infelizmente não foi dotada pela inteligência ou pior, se ela achar que o único propósito da vida, é ser melhor que todos os outros?

 

Que tal em vez de pedir a paz, avaliarmos a cada final de ano, o que fizemos nós por ela? Começando por nós mesmos, passando pela nossa família e entranhando-se pela nossa vizinhança, pela nossa comunidade, pela nossa cidade... Que tal em vez de pedir boas notas, passarmos a estar presentes e ensinar o empenho, aquele que se for dado com todo a sua força, garante sempre o melhor de nós mesmos, seja reflectido num estrondoso 20 e quem sabe num 10 totalmente suado e recompensador?

 

A verdade é que os pedidos de Natal parecem ter-se confundido com os pedidos do Gênio da Lâmpada. Pedimos paz, amor e alegria e ficamos à espera que apareça. Até que passa mais um ano e nada se realiza, e mais um, e mais um... Ok, tirei a magia ao Natal, mas sinceramente, não acho que a magia resida em pedir desejos. Para mim a magia está em simplesmente acreditar, aquilo que parece já não ser um acto de sabedoria nos dias que correm e passou a ser um acto de ingenuidade ou total estupidez, se retirarmos as pantufinhas à expressão.

 

Pois é, a magia, a essência do Natal, perdeu-se por detrás das magoas, do desespero, do desalento e da tristeza, da injustiça e dos sonhos destruídos, da falta de compaixão e do desamparo. Mas como ainda acredito nela – na magia - estou confiante que se pode recuperar desta franca pancada que a vida nos dá a todos. (Bem, a magia decerto, desapareceu da pesquisa de imagens do google!) Mas mesmo assim, acredito que se conseguirmos ponderar e trabalhar sobre o assunto, também conseguiremos voltar todos (ou quase todos, que já é uma conquista, ou algum tipo de grupo significativo...) a acreditar na magia. Aquela que nos torna mais genuínos, mas amáveis, mais solidários, mais apaixonados, mais vivos por dentro e...bem, atrever-me-ia a dizer – mais felizes!

 

Acredito na magia que nos torna melhores pessoas e faz com sejamos nós próprios a realizar os nossos desejos, porque afinal, continuam a ser os desejos comuns da humanidade. Deveria ser fácil alcançá-los se realmente trabalhássemos para eles pessoalmente. Assim da próxima vez que escrevermos a nossa carta ao Pai Natal, deveríamos pedir ter força suficiente, coragem suficiente, integridade suficiente, valores, ética e responsabilidade suficientes para conseguirmos mudar a vida de alguém para melhor, nem que seja só a nossa. O que seria já de si, uma vitória. Porque a bem ver, se todos conquistássemos o mesmo, então não teríamos o que tanto pedimos? E o melhor é que estaríamos a partilhá-lo com toda gente.

 

Por isso, desejo-vos um Feliz Natal e que todos os vossos desejos, sejam neste ano que se avizinha, uma conquista diária, duma caminha tocada pela magia que ainda vive, em cada um de nós ;)

publicado por murimendes às 12:28

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Just_Smile a 19 de Dezembro de 2013 às 17:33
Por isto e muito mais continuo a acreditar na magia do natal :) Feliz natal!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Ainda acreditas na Magia?

. Estilo de Vida Positivo d...

. Porque não, ser a solução...

. A sobrevivência do mais a...

. Talvez não tenha de acaba...

. Maternidade ou Felicidade...

. Do sonho à realidade

. Obrigatório viver pela me...

. Ninguém me tira a minha l...

. Fazeres o que criticas no...

.arquivos

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds